quarta-feira, 26 de março de 2008

Pitty: Hipocrisia ou Inteligência?


pitty big brother
"Mas a vida pessoal não vem junto com o trabalho?
Sim, mas existe um limite para expor isso. Senão você se torna um fantoche. Tem gente que acha bacana ter a vida acompanhada por todo mundo como uma novela. Eu não acho, acho invasivo e lamentável. E geralmente os exemplos de gente que faz isso, é porque não produz nada artístico relevante."

Pitty, em entrevista ao portal Terra, em 20/03/2008

"Pitty anuncia: ‘Vai ter rock no BBB’
“Me sinto muito honrada. É maravilhoso ser escolhida entre tantas bandas e ter a oportunidade de mostrar nosso show para pessoas que nunca nos viram tocar”, comemora Pitty, logo entregando: "Faremos um show tão empolgante como todos os da nossa turnê. Vai ter rock no BBB", sublinha".

Pitty, em declarações dadas ao site do Big Brother Brasil, em 25/03/2008

Eu, que não sou fã da música da Pitty, fiquei feliz em ler a boa entrevista que o portal do terra (coisa rara nesse portal, diga-se de passagem) fez com ela, porque ela demonstrava ser uma pessoa de personalidade, com idéias interessantes sobre o mundo da música e da mídia. Pois bem, eis que fiquei sabendo que ela cantou ao vivo no último episódio do BBB e fiquei pensando... Como ela não quer fazer parte da hipocrisia da mídia, como não quer virar um fantoche, como acha lamentável as pessoas que expoem suas vidas para a mídia, sem produzir nada artísticamente relevante, e vai fazer um show no BBB, justamente expoente máximo de pessoas que são fantoches, hipócritas, que expoem suas vidas e não produzem nada de relevante? Complicado né?

Aí pensei... "bem, ela pode estar usando as brechas que a mídia da, e assim divulgar o seu trabalho". Afinal, se ela acredita que o trabalho dela é artisticamente relevante então a exposição no Big Brother, para milhares (quiçá milhões) de pessoas é válido para divulgação de algo com qualidade. Não é nada mal pra grande audiência do BBB ouvir uma música como "admirável chip novo" (embora acredito eu que 99,9% não vão prestar a menor atenção na letra, vão ficar sim olhando pras roupas e tatuagens de Pitty e sua banda, falando como aquel "heavy metal" é ruim ou legalzinho apesar de ser "música de maluco").

Mas pra falar a verdade ainda não sei o que pensar dessa atitude dela, até porque não vi o programa.

Mas que é estranho, a isso é.

ps1: Só pra lembrar, eu já fiz um post sobre o clipe de admirável chip novo.

ps2: Eu odeio o Bial!

ps3: Ainda tá muito caro (ha, só quem joga videogame entendeu essa piada!)


quinta-feira, 20 de março de 2008

Sublime - Santeria


sublime
Lá na minha adolescência, que parece que foi ontem, costumava assistir muito à MTV, hábito que não tenho hoje. Não sei se foi o meu gosto que mudou ou seu foi a MTV que ficou pior do final da década de 90 e início dos anos 2000, ou se foi minha falta de tempo (vestibular, depois faculdade, etc) ou sei foi tudo isso junto que me fez parar de assistir, mas isso não importa, é só uma introdução safada pro post mesmo.

Como ia dizendo, um desses clipes passava às vezes na programação era "Santeria" da banda Sublime. Apesar de na época ser viciado em rock, eu gostava muito daquela levada meio raggaera da música, e além do clipe em si que era engraçado. Ajudava a quebrar a mesmice dos clipezinhos coreografados do pop, e os clipes "metidinhos a malvados" do rock, principalmente no new metal, que fazia um sucesso do cacete naquela época.

sublime back cover


Mas uma das coisas que eu não entendia muito bem era a aparição de um cara que mais parecia um fantasma. Ele aparecia tocando com a banda, e em outros lugares durante o clipe, sempre de forma rápida. Como a narrativa do clipe todo não fazia muito sentido pensei se tratar apenas de mais um devaneio do diretor do clipe, até que muitos anos depois resolvi fazer uma procura pelo deus google...

O "fantasma" trata-se do vocalista Bradley Nowell. Brad morreu dias antes do lançamento do terceiro e melhor disco do Sublime, que se chamaria Killin it. Devido ao ocorrido, seus amigos e parceiros de banda, Bud Gaugh e Eric Wilson, e a gravadora MCA resolveram mudar o nome do disco pra Sublime.

sublime
Brad aparece de forma póstuma, homenageado por seus amigos e seu cachorro dálmata, Lou Dog. Seu cachorro era companheiro inseparável dele e mascote da banda. Lou Dog sempre participava dos ensaios, shows e clipes do Sublime. Brad, como vários outros artistas, morreu de overdose. O talento de Brad era tanto que, mesmo chegando bêbado e drogado com seu cachorro, que defecou na sala onde iria assinar com a MCA Records, conseguiu o contrato com a gravadora.

Brad se internou em 1995 numa clínica de reabilitação para tentar se livrar das drogas. Saiu seis meses depois em 1996, e celebrou com uma festa com muita cocaína... No mesmo ano, Brad teve um filho e se casou, e logo depois saiu em turnê para divulgar o último albúm da banda. Ele morreu sete dias depois de seu casamento, num quarto de hotel, por overdose de heroína. Depois de sua morte, seus amigos decidiram que não dava pra continuar a banda sem ele e o Sublime acabou. O disco que Brad nem sequer viu ganhar a luz do dia vendeu 4 milhões de cópias, ganhando platina 5 vezes em 1999.

Bradley Nowell

Depois de saber de tudo isso passei a ver o clipe e a música de Santeria com outros olhos. É uma espécie de despedida, com uma mensagem do tipo "Não se preocupem comigo, estou melhor agora, mas cuidem do meu cachorro pra min!".


quinta-feira, 6 de março de 2008

Trabalho sobre linguagem de Videoclipe - Parte 4

gorillaz
1.3.3 – Clint Eastwood
Não poderia deixar de falar de um dos expoentes no uso da animação nos videoclipes, a banda Gorillaz. A banda é liderada por Damon Albarn, que a coordena e trabalha a parte musical e por Jamie Hewllet, que desenha os personagens e trabalha com as partes de imagens, design e vídeo.
O diferencial da banda é que seus integrantes não aparecem nos videoclipes e nem mesmo nos shows da banda. Em vez disso aparecem seus respectivos personagens animados: Murdoc no baixo, 2D nos vocais e teclado, Noodle na guitarra e Russel na bateria. Os videoclipes da banda sempre mostram os personagens em algum tipo de narrativa com começo, meio e fim, e nos shows colocam grandes telões no palco onde aparecem os personagens tocando, enquanto alguns rappers “reais” cantam ao vivo junto com os personagens. A coisa toda é tão bem feita que o vocalista Damon Albarn interage com a platéia através de seu alter ego 2D.
A narrativa do clipe, assim como a letra da música, são um tanto estranhas. Primeiro aparece a “banda” tocando sob um fundo branco, até que aparece do nada um espírito com cacoete hip hop. Numa certa hora esse espírito “convoca” um cemitério. Das tumbas desse cemitério saem uns gorilas mortos vivos que perseguem a banda, até que a integrante Noodle acerta um chute em um deles e eles começam a se desfazer ao vento. A letra da música tem versos não muito claros:

Eu estou feliz, estou me sentindo contente
Eu tenho sol, numa sacola
Eu sou inútil, mas não por muito tempo
O futuro está chegando
Eu estou feliz, estou me sentindo contente
Eu tenho sol, numa sacola

A essência, o básico
Sem ela você consegue
Deixe-me fazer isso
Criança, como na natureza
Ritmo
Você tem ou não tem. Isso é uma fraude
Estou nelas
Cada árvore florida
Toda e cada criança
Cada nuvem e mar
Eu vejo em seus olhos
Eu vejo destruição e falecimento
Corrupção disfarçada
Desta iniciativa maldita
Agora estou engolindo suas mentiras

Não consegui encontrar nenhuma ligação, nem no videoclipe e nem na letra, com o ator Clint Eastwood. O Gorillaz ainda tem uma música chamada Dirty Harry , que coincidência ou não, é o nome de um filme em que o ator atuou. Sem o uso da animação a banda Gorillaz provavelmente não existiria, ou seria totalmente diferente do modo que a conhecemos. A banda não faz só música, ela é uma mistura forte de imagem e som.


***

Bibliografia

Dias, Moema da Costa. A linguagem do videoclipe – Música, imagem e interpretação. Niterói. 2001. Projeto de conclusão de graduação em Publicidade e propaganda, apresentado em 2001.

http://www.gorillaz-unofficial.com/news/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dirty_Harry

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gorillaz

http://pt.wikipedia.org/wiki/White_stripes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Californication

http://www.youtube.com/watch?v=JzebYFxuB-A