segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Panic! At The Disco - New Perspective

Se você achava que o Panic! At The Disco tinha dado seu último suspiro com a saída de dois de seus integrantes (50% da banda) estava enganado.

Com apenas dois integrantes, Brendon Urie e Spencer Smith, e uma sonoridade diferente dos trabalhos anteriores, o Panic! At The Disco está de pé e com clipe novo. O single é New Perspective e faz parte da trilha sonora do filme Jennifer's Body.


Cartaz do filme Jennifer's Body


A protagonista do filme é Megan Fox (Transformers 2) que vive uma líder de torcida super popular em sua escola. Sua popularidade é tão grande que chama a atenção de uma banda de rock que a utiliza em um sacrifício (?!) na esperança de conseguir um contrato com uma gravadora. Achou estranho? Peraí que tem mais... O sacrifício acaba dando errado e a líder de torcida possuída por um demônio passa a seduzir e devorar os meninos da escola. Tanta criatividade só poderia vir da mente da roteirista Diablo Cody que ganhou o Oscar de melhor roteiro original pelo filme Juno em 2007.O filme chega às telas de cinema em setembro nos Estados Unidos e Canadá e no mês seguinte no Brasil.

O clipe traz o Panic!, agora uma dupla, vestidos de terno preto e óculos escuros (será que eles se inspiraram no CQC? Será que eles queriam ser o oitavo integrante do programa?) enquanto passeiam pelos corredores de uma típica escola americana.


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Jay Reatard - It Ain't Gonna Save Me

Como hoje é sexta-feira escolhi um clipe animadinho para começar o fim-de-semana com pé direito.

O post de hoje é de um clipe do Jay Reatard dirigido por Bryce Kass e produzido pela Daft Arts. Jay Reatard é Jimmy Lee Lindsey músico do Tennessee que tem trabalhos lançados com artista solo e com os grupos The Reatards e Lost Sounds. Em seu novo álbum, Watch Me Fall, a música It Ain't Gonna Save Me foi a escolhida para ser o primeiro single e ganhar um videoclipe bem bacana.

O clipe se passa em uma festa infantil com palhaço, criança fantasiada de princesa, mães, e muitas crianças aparentemente inofensivas até que... uma revolta com guerra de bolo e de balões de água toma conta do lugar. A música agitadinha combina bem com a doideira do vídeo. Até o músico se torna refém. Um clipe divertidíssimo para começar o fim-de-semana. Aproveitem!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Natalie Imbruglia - Wild About It

O post de hoje é sobre o clipe Wild About It da Natalie Imbruglia. Natalie Imbruglia? Natalie imbruglia?! Esse nome não lhe parece familiar?

Natalie Imbruglia ficou conhecida no Brasil com o hit Torn (1997) do seu álbum de estréia Left of the Middle e logo depois desapareceu... mas só por aqui. Lá em sua terra natal, a Austrália, a cantora nunca deu uma pausa na carreira. Graças ao seu quarto álbum, Come to Life, pronto para sair, podemos rever a cantora no videoclipe abaixo.



Para quem viu a moça pela primeira e última vez no clipe de Torn (isso já tem 12 anos) vai estranhar a mulher madura que encontramos no novo video. Os cabelos curtos e a roupa escura e larga, meio skatista, de Torn deu lugar a uma roupa rosa de bailarina vestindo uma Natalie super feminina. O clipe se passa em uma festa que deixa um monte de gente de ressaca. E quando o pessoal acorda na manhã seguinte o que acontece? Mais festa... e com direito a coreografia e tudo.

Em breve: O próximo single do álbum a ser lançado é Want, o clipe já foi gravado e deve sair próximo ao lançamento de Come to Life em outubro.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fall Out Boy - What a Catch, Donnie

A música, What a Catch, Donnie, que faz parte do último álbum de estúdio do Fall Out Boy, Folie à Deux (2008) acaba de ganhar um videoclipe dirigido por Alan Ferguson.


A capa do single What a Catch, Donnie traz a banda em desenho animado.

O clipe traz o vocalista Patrick Stump como protagonista. Patrick aparece como um solitário navegando pelos quatro mares. A música, uma baladinha que nem parece ser da banda, enfatiza o clima de solidão do vídeo. Só a partir do momento 1:50 é que ele consegue uma companhia, uma ave, e o vídeo continua mostrando a rotina do marujo solitário.

Depois de 3:30 do vídeo Patrick avista um outro barco afundando e em seguida encontra seus sobreviventes entre eles os integrantes da banda, amigos como o Spencer Smith e Brendon Urie do Panic at the Disco e outras pessoas que trabalham ou já trabalharam com a banda. Todos são resgatados pelo Patrick que agora não está mais solitário e resolve soltar sua amiga ave. Só Pete Wentz, integrante da banda, é que resolve ficar no barco que está afundando. Um clipe triste mas com um final feliz (menos para o Pete) , tudo o que a gente quer, não é mesmo? Assista ao clipe aqui.

Mais informações: Uma coisa bacana, e um desafio para os fãs decifrar, são os estranhos objetos que Patrick pesca. Todos eles tem alguma ligação com a banda ou já participaram de algum clipe deles. E aí, você sabe identificá-los?

terça-feira, 25 de agosto de 2009

3 clipes de rock nacional: Ludov, Charlie Brown Jr. e Mukeka Di Rato

O número de clipes produzidos no Brasil tem aumentado muito, ou pelos, temos tido mais fácil acesso a produção de videoclipes nacional. Para comprovar esse argumento escolhi três clipes de bandas de rock nacional.

O primeiro é o clipe da banda Ludov para a primeira música de trabalho do novíssimo álbum Caligrafia (2009), a música Reprise. O clipe que foi dirigido por Ricardo Sêco e conta com a participação de amigos da banda (entre eles vários músicos e atores). No palco de um teatro todos dançam junto com o Ludov, praticam esporte, desfilam...



Para completar a divulgação do novo trabalho o Ludov lançou uma promoção em seu site. Crie uma nova coreografia para o clipe de Reprise, filme e envie para eles. Os criadores das melhores coreografias podem levar cds e ingressos para shows da banda que ainda irá filmar a coreografia vencedora para colocar no seu site, mais informações aqui. Para quem ainda não conhece a banda a dica é baixar o novo álbum disponível para download aqui.

O segundo clipe é do Charlie Brown Jr que está lançando seu décimo ábum, Camisa 10 Joga Bola até na Chuva. A música escolhida foi Me Encontra e o clipe traz imagens da banda em vários shows diferentes e imagens dos seus integrantes. Nada inovador na produção de videoclipes nacionais e na videografia da banda que já tem outros clipes nesse formato. O interessante é que o clipe abaixo é a versão lançada na internet. A versão que será assistida nos canais de TV será outra, com uma edição diferente que incluirá mais imagens de outros shows.



O terceiro clipe é da banda capixaba Mukeka Di Rato. A música escolhida foi Carne, que dá nome ao último álbum da banda (2007). O clipe é uma compilação de imagens antigas de arquivo de programas de TV e filmes, pelo menos essa parece ser a fonte dessas imagens. O clipe não traz cenas da banda ao invés exibe muitas cenas de carnes sendo abatidas. Atenção: videoclipe não recomendado para vegetarianos!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Jay Z, Kanye West e Rihanna - Run This Town

O rapper Jay Z criou uma estratégia mais do que eficiente para atrair a atenção para o lançamento do seu décimo primeiro álbum, The Blueprint 3, que sai mês que vem. O álbum tem participação de vários famosos: Alicia Keys, Pharell, Kid Cudi, Young Jeezy, Luke Steele do Empire of the Sun, Kanye West e sua protegida Rihanna.

A estratégia para o lançamento? Escolher como single a música Run This Town que traz duas grandes estrelas: Kanye West e Rihanna juntos a Jay Z. Mas a estratégia não para aí. O rapper decidiu lançar um clipe para a faixa e a presença dos dois ilustres convidados foi obrigatória.

O clipe dirigido por Anthony Mandler teve como locação o Fort Totten Park em Nova Iorque. O video ganhou uma estética futurista com as cores da fotografia, detalhes de figurino e o clima apocalíptico. Mas ao mesmo tempo tem referências a coisas primitivas. Uma mistura de referências na mesma linha do filme Mad Max.

Mas o grande mérito do vídeo é registrar o encontro (que vai ficar para a história) dos três ídolos. Jay Z aparece junto a Kanye West e Rihanna ao longo de todo o clipe como líderes de uma multidão em estado de revolta. Revolta porquê? Difícil dizer... mas por baixos salários é que não é.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

The Fray - Heartless

O post de hoje é sobre o clipe de Heartless do The Fray. Você deve estar achando coincidência o nome dessa canção já que o rapper Kanye West lançou no final do ano passado uma música com o mesmo nome. Mas não é coincidência não. Trata-se da mesma música.

O The Fray gravou um cover de Heartless. O resultado ficou tão bacana que a faixa foi lançada como single no iTunes e ganhou um videoclipe, 80% em animação, dirigido pelo Hiro Murai.

O clipe nos apresenta a um estudante apaixonado pela colega de classe. A história é contada pelos desenhos (do The Fray, do Kanye West, de um coração machucado vagando...) que ganham vida no fichário (entre fórmulas matemáticas) do aluno apaixonado e posteriomente nas paredes e no quadro negro da sala de aula. Um clipe muito bem realizado e com uma história de cortar o coração de qualquer um... estando apaixonado ou não.



Mais informações: Quer conferir a versão do Kanye West? Assista ao clipe de Heartless do Kanye West aqui.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Jonas Brothers, Miley Cyrus, Selena Gomez e Demi Lovato - Send It

Um clipe com todas as estrelas teen da Disney juntos? Sonho? Não mais.

A Disney organizou uma campanha, Friends for Change, e para isso resolver lançar um single que unia as estrelas: Jonas Brothers, Miley Cyrus, Selena Gomez e Demi Lovato. Tanta estrela junta não poderia se limitar a uma música para tocar na rádio. A união, por uma boa causa, rendeu um clipe com todos os artistas que participam da faixa.

Send It On traz os artistas, separados em casais, e fazendo duetos em um palco, com figurinos da moda e com uma iluminação fortíssima. Os artistas aparecem em determinado momento do vídeo em frente a um fundo azul imitando ao céu. E acho que inspirados, resolvem sair do palco para um campo verde com um lindo céu azul, eles correm, cantam e se divertem. No final se deparam com um sofá... qualquer semelhança com o seriado Friends é mera coincidência (ou não... vai saber). A música é fácil e é tudo uma graça no vídeo. Difícil não ser cativado pelo clima teen e divertido do vídeo.



Notas: O Friends for Change tem como objetivo conscientizar os jovens sobre os cuidados a serem tomados com relação ao meio ambiente.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Paramore - Ignorance

Ignorance é a primeira música de trabalho do álbum "Brand New Eyes", o terceiro na carreira do Paramore. O primeiro single já está tocando nas rádios desde o início de julho e agora foi a vez do videoclipe ser lançado. O álbum mesmo só deve sair no final de setembro.

O clipe mostra a banda em um ambiente pequeno, um quarto (ou sala?!) iluminado apenas por uma lâmpada. A banda aparece tocando a música enquanto a vocalista é a responsável por movimentar a lâmpada (ela usa a lâmpada como microfone em alguns momentos) pelo ambiente claustrofóbico evidenciando alguns detalhes dos músicos, mas nunca do ambiente.

No meio do clipe aparece uma rápida cena da vocalista com um figurino branco em um outro ambiente azul também meio claustrofóbico. Não entendi o sentido dessa cena em particular. Mas o clipe consegue exercer seu papel de primeiro single do aguardado álbum da banda, mostrar a banda em uma performance enérgica que é ajudada pela edição super rápida do vídeo.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Julian Plenti - Games for Days

Você deve estar se perguntando quem é Julian Plenti, não é?

Julian Plenti é o pseudônimo do Paul Banks, vocalista da banda americana Interpol. O álbum solo de Banks, ou melhor, de Julian Plenti se chama Julian Plenti Is… Skyscraper.

O primeiro single Games for Days ganhou clipe dirigido por Javier Aguilera e conta com a participação de Emily Haines, vocalista da banda Metric. O vídeo, muito bem produzido, com uma fotografia incrível cria um suspense (a música também ajuda nisso) até o último segundo do vídeo. Ao assistir não sabemos o que aconteceu naquele quarto de hotel. Um crime talvez... Mas só no final passamos a entender a ordem dos acontecimentos e conseguimos encaixar todas as peças do quebra cabeça.



Notas: Não conhece o Metric? Dá uma olhada no último clipe deles, Sick Muse.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Flo Rida e Nelly Furtado - Jump

Mais um clipe de hip hop. Um típico clipe desse gênero é como podemos classificar o vídeo da música Jump do Flo Rida com a participação de Nelly Furtado.

O clipe traz os clichês (ou a fórmula do sucesso) do gênero: uma festa super agitada, em um ambiente luxuoso e com pessoas (principalmente mulheres) lindas. Lendo isso não parece que você já viu esse clipe?

A direção é de Chris Robinson e que para diferenciar um pouco (bem pouco) o vídeo dos demais do gênero inseriu alguns referências orientais. A solução para a ausência de Nelly Furtado no vídeo foi a inserção de uma Nelly virtual (que nem parece tanto assim com a original) em alguns momentos do clipe.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Heather Ledger, o diretor de videoclipes

Heather Ledger ator australiano que morreu precocemente, aos 28 anos, em Janeiro do ano passado continua a provar seu talento e a deixar saudades. Depois de um Oscar póstumo por sua interpretação do vilão Coringa no filme Batman: O cavaleiro das Trevas é a vez de Ledger nos prestigiar com outro trabalho seu só lançado após sua morte.

O ator estava na produção no clipe de King Rat do Modest Mouse quando faleceu. A banda resolveu não ser oportunista e lançar o clipe na época da morte de Ledger. E só agora o fez em homenagem ao ator e ao seu trabalho como diretor.

O clipe todo em animação tem como tema central a conscientização contra a pesca predatória de baleias. A ideia do clipe foi do próprio Ledger e o vídeo teve animação do diretor e ilustrador Daniel Auber e outros integrantes do grupo de arte do ator, o The Masse.

O grupo Modest Mouse planeja lançar o vídeo animado King Rat, uma faixa bônus do álbum We Were Dead Before The Ship Even Sank (2007). Ledger dirigiu King Rat para o Modest Mouse depois de conhecer o vocalista Isaac Brock na Austrália. A idéia ficou esquecida por um tempo mas Ledger enviou um e-mail ao vocalista dizendo que realmente queria realizar o clipe. O lucro obtido com a venda do vídeo no iTunes será revertido para a ONG Sea Shepherd.



Heath Ledger dirigindo videoclipes? Achou estranho? Mas não é. O ator já havia dirigido outros videoclipes antes, confira aqui.

E esse ano ainda deve ser lançado outro clipe dirigido por Ledger. Um clipe para uma versão de Quicksand (música de de David Bowie) da banda Grace Woodroofe junto de seu álbum de estréia, que foi produzido por Ben Harper. É aguardar e conferir.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

The Gossip - Love Long Distance

O The Gossip acabou de lançar um clipe novo... e diga-se passagem bem estranho. A música escolhida é "Love Long Distance" do recém lançado álbum Music For Men, o quarto na carreira do trio americano liderado pela excêntrica Beth Ditto.

As pessoas no clipe aparecem com um corpo normal mas com uma cabeça gigante como um balão de gás. Quando os balões ganham expressões faciais tão particulares e começam a cantar e a interagir um com os outros até dá para achar graça do vídeo. Mas ainda assim não consegui captar a idéia... já assisti várias vezes e continuo achando muito estranho.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mika - We are golden

O segundo álbum do Mika, The Boy Who Knew Too Much, está quase pronto, seu lançamento oficial será no dia 21 de setembro. Enquanto esperam, ansiosamente seu lançamento, os fãs já podem curtir o primeiro single We are golden.

O videoclipe para a música ganhou a direção de Jonas Akerlund e já tá prontinho. Mika aparece de cuecas num quarto super colorido, num clima bem alegre, cantando, dançando e pulando ao som da música. Um clipe divertido e elétrico. Impossível assistir sem treinar uns passinhos. Afinal quem nunca passou seus dias de adolescência trancado no quarto dançando ao som de uma música, hein?! Assista e divirta-se!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Peaches - Serpentine

O post de hoje é sobre o novo clipe do Peaches que parece velho mais é novinho em folha.

Depois do bizarro, mas ótimo, clipe de Talk to me um espécie de filme de terror, à la O Chamado, com direito a muitos fios de cabelo, veio o clipe More. Ambientando em uma festinha excêntrica e bem sugestiva cercada de balões coloridos. Em seguida foi lançado o clipe de Get it com um ensaio fotográfico e um passeio pelas ruas com um figurino, e mais fios de cabelo, bizarros. Agora é vez de Serpentine, 4o. single do álbum I Feel Cream, ganhar seu videoclipe.

No novo clipe a cantora, com vários figurinos futurista-retô (isso existe?!) passeia pelas ruas cantando a música, dançando (ou quase isso) e tirando a roupa (mas não esperem ver nudez). O diferencial, além do figurino, fica na estética do vídeo que parece que estamos assistindo um vídeo antigo gravado em VHS com falhas na cor e interferência na imagem. Um clipe novinho mas com a áurea dos anos 80.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Nelly Furtado - Manos Al Aire

A Nelly furtado está de volta! Mas preparem-se porque a cada uma dessas suas "voltas" ela se transforma em outra. Em sua versão 2009 Nelly aparece cantando em espanhol. Sim, a cantora canadense lançará este ano seu 4o. álbum da carreira e que será o primeiro todo em espanhol. O nome do álbum é Mi Plan e deve sair em Setembro.

Enquanto isso já dá pra conferir a habilidade de Nelly no espanhol com o videoclipe do primeiro single, Manos Al Aire. Assista ao videoclipe aqui.

Capa do single Manos Al Aire.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Arctic Monkeys - Crying Lightning

Depois de uma estréia musical aclamada pela crítica e pelo público indie e super antenado o Arctic Monkeys está de volta. E o primeiro clipe do novo álbum da banda já está disponível para aplacar a curiosidade de todos. A música escolhida do álbum Humbug, que será lançado no final deste mês, é Crying Lightning. A música e o clipe já divide opniões. Ruim, tosco, bom, alternativo, melhor, pior, maduro...?! Assista, escute e tire suas conclusões.



Quer mais? Dá uma olhada no making of do clipe aqui.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

2 clipes de Little Boots

A mais nova sensação, segundo revistas e sites de música, é a Little Boots e seu primeiro álbum intitulado Hands.

Little Boots era um apelido e acabou virando nome artístico da inglesa Victoria Christina Hesketh. Segundo ela, o apelido foi dado por um amigo devido aos seus pés pequenos. A loirinha de 25 anos já participou de turnês com um grupo de jazz e integrou o grupo Dead Disco antes de se arriscar em carreira solo.

Seu trabalho é categorizado como tecnopop (!?), o som é dançante, a letra grudenta, deve pegar, mas só o tempo dirá se vai perdurar por mais que uma estação.

New in Town já está tocando em tudo que é lugar e é impossível não ficar com o refrão na cabeça.

"I'm gonna take you out tonight
I'm gonna make you feel alright
I don't have a lot of money
But we'll be fine
No, I don't have a penny
But I'll show you a good time"


O clipe da música me pareceu bem estranho e muito engraçado embora eu ache que a intenção não era essa. Little Boots aparece com um figurino um pouco chique para ficar perambulando pelas ruas, que é o que ela faz durante todo o vídeo.

Mas o mais engraçado é que ela, ao longo do clipe, encontra com três estranhos grupos de pessoas. Na primeira parte ela se encontra com sem-tetos, com direito a carinho de supermercado, e sem mais nem menos eles começam a dançar em volta dela como se fosse a coisa mais normal do mundo (!?). A coreografia é esdrúxula e a cantora parece muito constrangida no meio daquilo tudo, ela não dança, não interage com eles... é estranho. Depois o mesmo acontece com uma espécie de gangue e uma dancinha misturada com luta acontece em volta da cantora que continua com a mesma sensação de deslocada daquilo tudo. Por fim ela encontra um bando de casais em uma coreografia sensual, digna de um funk boladão, no meio de um estacionamento e ela lá sozinha olhando tudo, mais uma vez deslocada.

Achei tudo muito estranho aí fui prestar atenção na letra e vi uma entrevista da menina falando sobre a música que fala exatamente sobre se sentir deslocado em uma cidade estranha e tal. Ou seja, o clipe se encaixa perfeitamente na letra. Mais deslocada do que Little Boots não há em meio a tudo que se passa no vídeo. Sinceramente achei sensacional mas para quem assiste ao clipe sem saber nada da letra pode ter a mesma sensação que tive no primeiro momento de clipe estranho e engraçado, por acidente.



Embora New in Town ainda esteja tocando muito nas rádios a loira já lançou outro videoclipe. Remedy foi a música escolhida.

O clipe traz a moça sozinha tocando teclado, o figurino prateado e os efeito visuais de multiplicação de imagens, como um caleidoscópio, remete a algo retrô. As luzes frias me lembram algo mais moderno e futurista. Sei lá... Esse clipe também me pareceu um pouco estranho acho que preciso prestar atenção na letra, vai que eu descubro alguma dica importante para a compreensão das imagens. Para assistir o videoclipe de Remedy clique aqui.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

3 novos clipes em animação

Como a última edição da Magazine Clipestesia trouxe um Top 5 com videoclipes feitos em animação resolvi dedicar o post de hoje aos novos clipes que se utilizam dessa linguagem.

O primeiro é o clipe do I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight do U2 . A banda não aparece em momento algum do vídeo que é feito 100% em animação. Num primeiro momento os prsonagens geram uma certa estranheza devido a técnica de animação escolhida. Mas ao acompanhar as historinhas, que são comoventes, não tem como não se encantar com o clipe. A direção é do irlandês David OReilly. Assista aqui.

Outro clipe que se utiliza da animação é o novo clipe da Mallu Magalhães para a música Vanguart. Na verdade as animações aparecem em pequenos trechos do clipe e foram concebidas pela própria Mallu, a direção é de Rodrigo Pesavento e produção da Zeppelin Filmes. Assista aqui.

Mas, para mim, o clipe em animação lançado ultimamente e que merece maior atenção é Strawberry Swing do Coldplay. Porque? O clipe feito todo em stopmotion traz Chris Martin como um super-herói com roupas super-ultra-mega coloridas e que embarca num mundo de fantasia e aventura que foi todo desenhado em giz no chão. Toda a ação feita por Chris foi coreografada e minuciosamente executada com ele deitado no chão e interagindo com os desenhos que iam surgindo. O Shynola, um grupo de artistas londrinos, é o responsável pela idéia e pelo brilhante resultado.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Nando Reis - Ainda não passou

Drês é o mais novo álbum de Nando Reis. E porque todo álbum novo, pede uma música de trabalho, para tocar muito nas rádios, e consequentemente um clipe é que o Nando é tema do post de hoje.

A música escolhida foi Ainda Não Passou e o clipe teve direção de Bruno Murtinho. O clipe, muito bem feito, é em preto e branco, tem um ritmo bem lento e foi feito em plano-sequência... ou pelo menos parece que foi. Nando aparece vestido com um escafandro, aquela roupa antiga de merguhador que a gente sempre vê em desenho animado, e sai andando na madrugada pelo túnel Rebouças, no Rio de Janeiro.

Durante a música ele canta e caminha por entre os músicos de sua banda espalhados ao longo do túnel. Um clipe bem feito, a partir de uma idéia simples - mostra os músicos tocando e só - se tranformou em inusitado, por conta do figurino do Nando. Sinal de que os clipes brasileiros estão ousando e experimentando novas coisas. Bom pra gente que adora assistí-los.


Quer ver mais fotos dos bastidores da gravação do clipe? Acesse aqui.

Assista abaixo o clipe de Ainda Não Passou de Nando Reis:



Mais informações: O Nando Reis tem um site muito bem cuidado que é constantemente atualizado e tem um monte de informações bacanas para os fãs, que inclusive podem participar deixando suas mensagens. Acesse aqui.