quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Muse - Uprising

Uma banda tocando em uma caminhonete pelas ruas de uma cidade em miniatura. É assim que o Muse aparece no clipe de Uprising, primeiro single do álbum The Resistance.

Esse é o enredo de grande parte do clipe. E quando você acha que está ficando monótono surge do nada uns ursos de pelúcia, nada fofinhos, que saem debaixo da terra, como mortos-vivos destruindo toda a cidade. Muito bom!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Thom Yorke e seus dois novos clipes: The Hollow Earth & All For The Best

Thom Yorke, vocalista do Radiohead, acaba de lançar, quase simultaneamente, dois novos videoclipes para diferentes projetos.

O primeiro clipe, The Hollow Earth, teve uma grande receptividade sendo comentado em vários sites. O vídeo tem direção do cineasta Raymond Salvatore Harmon e mostra imagens de Londres e grafites do artista de rua Banksy.



O segundo vídeo é da música All For The Best do álbum Ciao My Shining Star: The Songs of Mark Mulcahy, homenagem ao músico norte-americano Mark Mulcahy, da banda Miracle Religion. Além de Thom o álbum contará com a participação de Michael Stipe, do R.E.M., Dinosaur Jr., The National, Josh Rouse e Ben Kweller, entre outros.

O disco é um projeto como forma de incentivar Mulcahy a continuar no meio musical após a morte da esposa, Melisse, falecida em setembro de 2008. Desde a perda, o artista se dedica à criação de suas duas filhas gêmeas.

O clipe da música interpretada pelo líder do Radiohead e seu irmão, Andy Yorke, do grupo Unbelievable Truth, teve direção de Melinda Tupling e quase não recebeu comentários em outros sites. Não sei o porque disso já que o clipe é ótimo e trás várias referências e significados ocultos, quase como um quebra cabeça em que temos juntar todas as peças para descobrir a idéia geral.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Eu adoro os clipes de música eletrônica

A magazine Clipestesia já dedicou uma de suas edições aos videoclipes de música eletrônica (Leia aqui a matéria: parte 1 e parte 2). Eu particularmente adoro os clipes desse gênero. Porque? Porque são criativos, não se prendem a letra (às vezes a música eletrônica nem letra tem) e são sempre inusitados.

E nem precisa ser fã do genêro para se deliciar com esses vídeos. Assista ao clipe de Ghosts´n´Stuff do DJ Deadmau5 e acompanhe as loucuras de um fantasma de lençol que não atravessa paredes e que voa de forma bem particular solto pelas ruas. Geniaaaaaal!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Alice In Chains - Check My Brain

Depois de 14 anos sem um álbum de inéditas o Alice in Chains lança, no final deste mês, o álbum Black Gives Way to Blue com onze músicas novas entre elas uma parceria com Elton John (!).

O recesso forçado aconteceu devido a morte do vocalista Layne Staley por overdose em 2002. Mas agora a banda está de volta e com um novo vocalista, o William Duvall.

Depois do ótimo clipe de A Looking In View, primeiro single do novo álbum, o Alice in Chains preferiu fazer de seu segundo vídeo uma exaltação a performance e ao som do grupo.

O clipe de Check My Brain que teve direção de Alex Courtes tem uma iluminação vermelha e verde e mostra, ao fundo, imagens de ruas e lugares da California. Nada demais, exatamente para sobressair a performance. Não conseguimos ver direito os integrantes, suas roupas, seus intrumentos nem o cenário. Tudo isso são meros detalhes quando se tem uma performance do retorno do Alice in Chains para se assistir.


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Érika Martins - Lento

Érika Martins, a ex-vocalista da banda Penélope, está lançando seu primeiro álbum solo depois de cinco anos do término de sua banda. O processo de criação do álbum que em breve chegará as lojas foi longo.

Em 2007, tivemos uma prévia da sonoridade das novas faixas do CD intitulado Lento ao assistir o clipe de Sacarina. Mas só agora podemos apreciar todas as músicas do trabalho solo da cantora.

Lento dá nome ao álbum e é também uma das músicas do CD e que acaba de ganhar videoclipe. A música é uma versão para uma canção da cantora Julieta Venegas, que também aparece no clipe. Gabriel Thomaz, vocalista da banda Autoramas e marido de Érika faz uma participação especial no vídeo dirigido pelo Bernardo Palmeiro.

No clipe Érika aparece com um figurino e em um cenário colorido e meio retrô que é uma graça. A cantora encarna uma espécie de Ana Maria Braga preparando um bolo e se divertindo na cozinha. Mas o clipe que tinha tudo para ser uma delícia para os olhos peca pela falta de sincronicidade entre as imagens e a música. Dá pra perceber que elas estão cantando uma palavra enquanto a música já está em outra parte... uma pena.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sean Kingston - Face Drop

Ultimamente os videoclipes de hip hop americano, em sua maioria, parecem todos iguais. São poucos os que tentam experimentar algo novo. Isso até já foi tema de outro post do Clipe Nuevas. Por isso quando alguém resolve fazer algo diferente, mesmo que seja só um pouco, dentro desse universo, quase homogêneo, temos que mencionar.

Em seu novo videoclipe, Sean Kingston resolve discutir a questão da imagem e do preconceito com pessoas fora dos padrões de forma e beleza da sociedade. Face Drop mostra o cantor, que é gordinho, sofrendo com isso. O clipe que é em preto e branco ganha algumas pequenas animações e cores quando as pessoas passam a se aceitar e a aceitar aos outros como são. O clipe também inclui cenas da sua versão animada em 3D que aparece na capa do álbum Tomorrow. Bem bacana.

Assista ao clipe de Face Drop aqui.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Juliette Lewis and the New Romantics - Fantasy Bar

Sabe aqueles bares sombrios e com gente estranha? Aqueles inferninhos? Bom, este é o cenário para o clipe, de gosto duvidoso, de Fantasy Bar da atriz Juliette Lewis.

Achou estranho essa mudança nos rumos profissionais da Juliette? Na verdade a primeira empreitada musical da atriz foi em 2003 na qual integrou a banda Juliette and the Licks que acabou esse ano. Nessa breve carreira a banda passou inclusive pelos palcos do VMB em 2007 e se apresentou no Tim festival.

Mas a atriz já engatou outro projeto musical, a banda Juliette Lewis and the New Romantics que está lançando o álbum Terra Incognita produzido por Omar Rodriguez-Lopez, que lidera o The Mars Volta.

Quanto ao clipe... o figurino indígena (!) com direito a cocar de penas, a maquiagem caregada e as caras e bocas exageradas de Juliette deixou muito a desejar. Um pouco irônico já que foi no audiovisual que Juliette chegou ao sucesso, não é mesmo?


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Brothers Of Brasil - Samba Around the Clock

Samba Around the Clock é o primeiro clipe do álbum PunkaNova, do Brothers of Brazil, parceria entre Supla e seu irmão, João Suplicy.

A direção do clipe ficou sob a responsabilidade do fotógrafo Paulo Vainer e da artista plástica Gabriela Greeb. O conceito do clipe foi baseado na ideia do Eadweard Muybridge, o cara que inventou o praxinoscópio, algo similar ao zootrópio, onde desenhos ganham movimento, ambos são o esboço do cinema que conhecemos.

A dupla aparece tocando em um cenário circular, como se estivesse dentro de um zootrópio. Os dançarinos que aparecem a cada quadro em branco repetem o mesmo conceito, como se fossem os desenhos que ganham movimento a partir dessa técnica. Ao mesmo tempo algumas imagens de animais produzidas através desse processo são projetadas no cenário. O resultado é incrível.


Mais informações: A dupla decidiu lançar PunkaNova de forma independente, em revista-pôster, com tiragem inicial de 50 mil cópias.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Nervoso e Os Calmantes - Eu que não estou mais aqui

Guta Stresser, a Bebel do seriado A Grande Família, fez sua estréia na direção em grande estilo. A atriz dirigiu o clipe da canção Eu que não estou mais aqui da banda carioca Nervoso e Os Calmantes.

O clipe mostra um espetáculo ilusionista ambientado numa época remota. Uma cidade recebe pela primeira vez o espetáculo de mágica Eu Que Não Estou Mais Aqui, protagonizado pelo vocalista Nervoso. Guta faz uma participação no clipe, logo no início, como a apresentadora do espetáculo. Além da banda e da diretora o clipe conta com diversos personagens, a assistente do mágico, o ajudante, o vilão e o público que ajudam a contar a história. Os filmes O Grande Truque e O Ilusionista serviram inspiração para o clipe. Dá pra notar a semelhança?

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Peaches e mais dois novos clipes

Se você achava que depois de três videoclipes, lançados um atrás do outro, Peaches ia dar uma desacelerada, se enganou. Mais dois videoclipes já cairam da rede em pouquíssimo tempo.

Os vídeos de Lose You e Take You On são um prato cheio de cores e imagens com referência aos anos 80. As imagens são extravagantes e chega até a ser meio poluído e kitsch. Difícil descrever em palavras as imagens dos videoclipes, o melhor é assistir!



quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Kasabian - Where Did All The Love Go?

Mais uma música do aĺbum West Ryder Pauper Lunatic Asylum do Kasabian acaba de ganhar videoclipe. Where Did All The Love Go? (algo como: para onde foi o amor?) ganhou um vídeo com um ar retrô.

Numa espécie de cabaré misturado com circo a banda se apresenta em meio aos excêntricos e belos personagens do lugar. Com uma fotografia impecável o clipe é de dar inveja. A direção de arte, o figurino, os objetos de cena, a maquiagem, tudo foi escolhido cuidadosamente criando um estética bem particular, vibrante e atraente.



Mais informações: O Kasabian lançou ainda este ano dois ótimos videoclipes, confira: Vlad the Impaler e Fire.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Móveis Coloniais de Acaju - Cheia de manha

A banda Móveis Coloniais de Acaju fez um clipe engraçadíssimo para a música Cheia de Manha do segundo álbum do grupo, C_mpl_te.

No clipe o grupo, que é composto por dez integrantes, faz uma performance em um karaoke pra lá de moderninho. A bebida, a jogatina e o ambiente colorido são um ingrediente a mais. Todo mundo dando em cima de todo mundo. Todo mundo mesmo! E as interpretações dos atores e dos integrantes da banda no karaoke são um show à parte.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Air - Sing Sang Sung

Sing Sang Sung é o primeiro clipe a ser divulgado do próximo disco da dupla francesa Air. Mas o novo álbum, Love 2, só chega às lojas no dia 5 de outubro. Os japoneses terão mais sorte. Por lá o lançamento ocorre no dia 30 de setembro. Não quer esperar tanto? Então assista ao clipe aqui.

A música é fofíssima, uma espécie de canção de ninar mas que funciona como um mantra, depois de ouvir impossível tirar a letra da cabeça. E o clipe aposta certo na animação.

Mais informações: O Air possui outros videoclipes bem bacanas que utilizam a animação de formas bem diferentes, confira: Sexy Boy e Don’t Be Light.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

2 clipes de bandas novas: Chickenfoot e Dead By Sunrise

Bandas novas. Mas com gente que você já conhece...

Chickenfoot?! O nome pode soar estranho mas tenho certeza que você conhece os caras por trás desse super grupo. O nome do grupo surgiu de uma brincadeira. Todos concordaram que era um péssimo nome para uma banda mas o nome foi pegando e quando eles decidiram lançar um álbum já era tarde demais para mudar. Todos já o conheciam como Chickenfoot.

O Chickenfoot é formado pelos ex-integrantes do Van Halen, Sammy Hagar e Michael Anthony, além do virtuoso guitarrista Joe Satriani e de Chad Smith baterista do Red Hot Chili Peppers.

O videoclipe de Soap On A Rope, uma das faixas do álbum de estréia do grupo, acabou de ser lançado. O vídeo exibe performances do grupo alternadas a cenas dos integrantes tendo problemas com os cabos dos instrumentos.

Chester Bennington, vocalista do Linkin Park, divulgou em 2005 que iria lançar um álbum do seu trabalho paralelo com a banda Dead by Sunrise (anteriormente denominada Snow White Tan). Mas só depois de quatro anos recebemos a confirmação do lançamento desse novo trabalho.

O primeiro álbum do grupo se chama Out of Ashes e será lançado ainda este mês no Japão e em outubro nos outros países. O clipe de Crawl Back In, o primeiro single, foi lançado este mês. Junto com ele já foi gravado o clipe de Let Down, o próximo single, mas que deve demorar um pouco a sair. Os dois vídeos foram dirigidos pelo P. R. Brown.

Além de Chester, que canta, toca guitarra e piano, o Dead by Sunrise é formado por Ryan Shuck, Amir Derakh, Brandon Belsky, Elias Andra e Anthony ‘Fu’ Valcic.



Mais informações: Outro projeto paralelo de Chester chama-se Bucket of Weenies. É uma banda de garagem, que faz covers de outras bandas por diversão.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Tokio Hotel - Automatic

Faltando pouco mais de um mês para o lançamento do álbum Humanoid o Tokio Hotel liberou o videoclipe do primeiro single, Automatic.

O clipe gravado em um deserto da África do Sul teve a direção de Craig Wessels. A música ainda possui uma versão em alemão, intitulada Automatisch. Assista abaixo a versão em inglês.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

2 clipes só com a banda tocando e tocando: REM e Cachorro Grande

O que um videoclipe precisa para ser considerado bom ou ruim? Muito dinheiro? Um diretor renomado? Uma idéia mirabolante? Às vezes não é preciso muita coisa. Duas bandas acabaram de lançar seus novos videoclipes e neles seus integrantes só aparecem tocando, tocando e tocando. Mas ainda assim são bons.

O REM fez um clipe em preto e branco para a música Living Well Is The Best Revenge para divulgar o lançamento do seu CD/DVD Live at the Olympia que sai em outubro. O clipe mostra a banda tocando e só mas a fotografia criou um resultado diferente dos clipes em preto e branco que se vê por aí. Com uma iluminação forte o preto e branco vão se intensificando aumentando o contraste entre as duas tonalidades.



Já em terras brasileiras foi a vez do Cachorro Grande lançar o clipe de Dance Agora, primeira música de trabalho do álbum Cinema. A banda aparece no clipe tocando em espaço com um fundo bordô. O interessante foi a edição das imagens e os planos captados.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fall Out Boy - Headfirst Slide Into Cooperstown On A Bad Bet

Não faz muito tempo que eu falei do novo clipe do Fall Out Boy, o What a Catch, Donnie aqui no Clipe Nuevas. Mas a banda acaba de lançar mais um novo videoclipe.

A música escolhida foi Headfirst Slide Into Cooperstown On A Bad Bet, do álbum Folie a Deux (2008). O clipe conta com a participação do Panic At The Disco, agora um dueto. A dupla encontra Pete Wentz morto na praia e sai pra passear com ele pela cidade. Algo muito parecido com o filme Um Morto Muito Louco (1989), que vive passando na sesão da tarde.

O clipe é muito engraçado, assim como o filme. Uma das coisas mais engraçadas logo no início do clipe é o fato de eles não ligarem para a emergência ao descobrir que Pete está morto. Qual o argumento? Eles vão poder ficar com a conta do Twitter de Pete, que tem mais de 1 milhão de seguidores. Hilário!

Segundo a banda o clipe não teve um centavo nem equipe de direção, produção, fotografia... tudo feito por eles e seus amigos. Confira o clipe e me diz se o resultado não ficou incrível para um vídeo sem uma equipe profissional por trás.

Uma observação: No clipe anterior do Fall Out Boy, What a Catch, Donnie, Pete era o único que morria no barco que afundava. Neste vídeo ele é encontrado morto numa praia. Coincidência? Seria este vídeo uma continuação do anterior?

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

3 musas da Disney e seus videoclipes: Selena Gomez, Demi Lovato e Emily Osment

Quando eu era criança eu só conhecia a Disney através de seus desenhos e personagens como o Mickey e seus amigos ou atráves dos filmes como Branca de Neve e os Sete anões, A Bela e a Fera entre outros. Mas o negócio da Disney agora é outro. Talvez pela inegável qualidade dos desenhos de outras empresas aumentando a concorrência ou sei lá porque os desenhos tem ficado de lado.

O fato é que a Disney descobriu uma mina de ouro lá no final da década de 90. Seus apresentadores mirim, crianças prodígios e com múltiplos talentos que apresentavam programas infantis no canal da Disney. As crianças cantam, dançam, sapateiam e mais um monte de coisa.

Os primeiros ídolos da Disney a surgir e que ganharam um visto direito ao estrelato foram Britney Spears, Justin Timberlake e Christina Aguilera. A fórmula deu tão certo que eles continuam aí até hoje, não é mesmo? Com a receita do sucesso na mão a Disney continua a lançar novos ídolos de carne e osso para a garotada. Atualmente os pupilos são Jonas Brothers, Miley Cyrus, Demi Lovato, Selena Gomez, Emily Osment entre outros.

Abaixo 3 clipes das novas musas da Disney: Demi Lovato e o clipe de Girl of a Friend que faz parte da trilha sonora do filme sobre a fada Sininho aquela do filme Peter Pan, lembra? Emily Osment e o clipe de All The Way Up primeiro single do álbum de estréia da cantora que só sai em Março do ano que vem. Selena Gomez e sua banda The Scene com o clipe de Falling Down também primeiro single do primeiro álbum da cantora, intitulado Kiss & Tell.




sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Hockey - Song Away

Embora recente, a banda americana Hockey, já está chamando a atenção dos antenados em música. Através do lançamento de um EP independente, Mind Chaos, a banda conseguiu um contrato com uma grande gravadora que irá relançar o álbum ainda este mês. Dele, Too Fake e Learn to Lose já se transformaram em hits e ganharam videoclipe. Agora é a vez que Song Away receber a mesma atenção.

O que nos chama a atenção no clipe de Song Away não é a banda mas sim o casal de atores principais que fazem uma performance inesquecível. Em uma festa, um nerd, ou apenas desajeitado, rapaz se encanta por uma moça também meio desajeitada. Ambos meio deslocados naquele ambiente. E ao se encontrarem, graças a um sapato (assista ao vídeo que você vai entender), os dois dançam, ao seu modo, o que acaba por influenciar no sucesso da festa.

Eu gostei muito do clipe mas acho que a gravadora não tem a mesma opinião. Uma segunda versão para o clipe será lançada em breve.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pearl Jam - The Fixer

Os fãs do Pearl Jam podem ficar felizes. O videoclipe de The Fixer, primeiro single do álbum Backspacer, que chega às lojas no dia 20 de setembro, acaba de ser lançado. A direção é do cineasta Cameron Crowe que tentou captar a energia da apresentação da banda em uma casa de shows de Seattle, sua cidade natal, em maio deste ano.



Cameron Crowe e o Pearl Jam se conhecem de longa data. A banda teve duas músicas suas incluídas na trilha sonora do segundo filme de Crowe, Vida de Solteiro, de 1992, que tem o movimento grunge de Seattle como cenário. Atualmente Crowe está trabalhando em um filme que fará uma retrospectiva da carreira do Pearl Jam e deve ser lançado em 2011 quando a banda irá completar 20 anos de carreira.

Para os fãs que estão contando os dias para o lançamento de Backspacer pode assistir aqui o making of das gravações do álbum. O vídeo foi produzido pela Three on the Tree e dirigido por Danny Clinch com entrevistas e apresentações da banda.

Mais informações: Cameron Crowe dirigiu os filmes: 1989 - Digam o que quiserem (Say Anything...); 1992 - Vida de solteiro (Singles); 1996 - Jerry Maguire - A grande virada (Jerry Maguire); 2000 - Quase famosos (Almost Famous); 2001 - Vanilla Sky (Vanilla Sky); 2005 - Tudo acontece em Elizabethtown (Elizabethtown).

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Moby - Mistake

Moby está de clipe novo. Mistake acaba de ganhar um clipe em animação, assim como os clipes de Shot in the Back of the Head (direção de David Lynch) e Pale Horses (direção de Elenna Allen), todos do álbum Wait for Me (2009).

O protoganista do clipe de Mistake é o personagem "Little Idiot" (o mesmo do clipe de Pale Horses e da capa do novo álbum de Moby) em mais uma história triste e solitária.



Se você acha que três videoclipes em animação seguidos já é o suficiente está enganado. Moby criou 16 vídeos em animação de aproximadamente 30 segundos. Cada uma das músicas de seu álbum ganhou um. Se você está curioso para saber o que vem por aí dá para assistir a esses trechos aqui.

Mais informações (ou não): A poucos dias foi colocado no canal oficial do Moby no youtube um outro vídeo para a mesma faixa. E não é em animação. A direção é de Yoann Lemoine. Será oficial também? Confira aqui, escolha o seu preferido ou simplesmente deixe o seu palpite.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

2 clipes nacionais de hip hop: Marcelo D2 e MV Bill

Se no hip hop americano os clipes parecem todos iguais no Brasil a coisa não é bem assim... pelo menos no post de hoje. Confira abaixo dois clipes de artistas do hip hop nacional e seus clipes bem diferentes um do outro, um com alto e outro com baixo orçamento.

O primeiro clipe é Pode Acreditar (Meu Laiá Laiá) do Marcelo D2 com participação super especial de Seu Jorge. A cantora Thalma de Freitas que também participa cantando na faixa não aparece no vídeo. O clipe se passa em uma festa (como quase sempre ocorre nos clipes de hip hop americano) mas o bacana é que foi utilizado no vídeo algumas animações que interagem com o ambiente e as pessoas da festa dando um toque humorado ao vídeo. As animações executadas com extrema qualidade transformam alguns detalhes das imagens captadas sem exageros técnicos. Para mim, esse vídeo está na lista dos melhores clipes nacionais lançados esse ano.



Em breve: No finalzinho do clipe aparece algumas cenas do clipe Ela Disse, que já tá pronto e deve ser lançado logo logo.

O segundo clipe de hip hop é do rapper MV Bill. A música escolhida foi O Bonde não Para do álbum Causa e Efeito a ser lançado em outubro deste ano. O clipe feito de forma independente e com baixo orçamento (diferentemente do clipe de D2) e teve o roteiro e a direção do próprio MV Bill. O elenco escolhido foi a família do rapper (pais, irmã, sobrinhos...) e o cenário as ruas da favela, confira o making of aqui e abaixo o clipe completo.