A música This Is It do Michael Jackson, que daria o nome a sua turnê de despedida e que também foi o título do documentário póstumo sobre os ensaios dos shows, ganhou um clipe dirigido por Spike Lee.
O clipe é uma compilação de imagens do cantor que mostram sua infãncia pobre, o início da carreira junto aos seus irmãos no Jackson 5 até seu sucesso, sem precedentes, na carreira solo. O grande mérito do vídeo está em reunir fotos de momentos inesquecíveis da carreira e vida de Michael. Além disso também é possível ver os fãs do cantor imitando suas roupas e passos e toda a histeria que ele provocava.
Parte do vídeo foi gravado na cidade de Gary, Indiana/EUA, onde o astro pop passou sua infância e atualmente é lugar de romaria para os fanáticos pelo astro.
Parceria antiga: O clipe de They Don't Care About Us do Michael Jackson, em suas duas versões: a da prisão e a feita no Brasil, também foi dirigido pelo cineasta Spike Lee.
Depois do polêmico clipe para Pussy, primeiro single do álbum Liebe Ist Für Alle Da da banda alemã Rammstein, foi divulgado o clipe da música Ich Tu Dir Weh, segundo single do álbum.
O diretor do clipe é Jonas Akerlund, o mesmo de Pussy e de outros clipes censurados e polêmicos como American Life da Madonna e Smack My Bitch Up do The Prodigy.
No clipe de Ich Tu dir Weh (em português algo como: Eu vou te machucar) Jonas usou cenas de uma performance da banda no palco de seus shows como base para o vídeo. Mas o clipe capta bem mais do que apenas uma performance, podemos ver fumaça, fogo e até raios, tudo isso no palco de um show da banda.
Mas como não poderia faltar vem mais bizarice por aí. O vocalista, Till Lindemann, furou a bochecha para passar por ela um cabo com luzes de LED que ilumina sua boca toda vez que ele canta. Bizarrices a parte o clipe conseguiu um resultado incrível graças, também, a edição ágil da cenas.
Saiu o clipe de 11th Dimension, primeiro single do álbum Phrazes for the Young, estréia solo de Julian Casablancas, vocalista do The Strokes. A sonoridade da faixa incorporou algumas características das músicas produzidas nos anos 80. E a direção do clipe resolveu ir pelo mesmo caminho. Os instrumentos musicais, o figurino, os efeitos especiais, tudo no vídeo, foi utilizado a partir dos padrões da década que todos querem esquecer. Julian atua na maioria das cenas do clipe além de dar uma de galã sendo cobiçado pela mulher de um amigo. Uma posição muito diferente do que estamos acostumados a vê-lo nos clipes do The Strokes que focam na performance do grupo, né?
Mallu Magalhães lançou o clipe da música Shine Yellow, primeira música de trabalho de seu novo disco, o segundo da carreira da cantora e compositora. Embora a cantora esteja investindo em mais composições em português nesse novo álbum, Shine Yellow, é um reggae cantado em inglês.
O clipe acompanha o clima descontraído da música. No vídeo, Mallu aparece se divertindo em uma tarde ensolarada na praia rodeada de amigos bem animados.
* O Tokio Hotel produziu para a baladinha World Behind My Wall um clipe que une uma performance da banda, que literalmente pega fogo, e imagens dos bastidores de turnê e viagens , essas últimas em preto e branco. Nada muito original mas bem feito.
Você já ouviu falar em Eliot Pauline Sumner? Ou emCoco Sumner? No Sting você já ouviu falar, né?
Coco Sumner é filha do cantor Sting, é modelo, atriz e agora ataca também no mundo musical, tudo isso aos 19 anos. E não é só do papai que ela herdou essa veia artística. De seus cinco irmãos, três já estão começando a se envolver com esse mundo do entretenimento. Seu irmao Joseph Sumneré é vocalista da banda Fiction Plane. Suas irmãs Fuchsia Catherine "Kate" Sumner e Bridget Michael "Mickey" Sumner fizeram uma participação no filme Stardust junto com Coco.
Coco é vocalista da banda I Blame Coco que terá sem primeiro álbum lançado ano que vem. Por enquanto já dá para curtir o clipe de Caesar, o primeiro single, que tem participação da cantora Robyn.
O Editors acaba de lançar o segundo single do álbum In This Light and On This Evening. A música escolhida foi You Don’t Know Love. E o clipe ficou a cargo da dupla islandesa Arni e Kinski, que já dirigiu clipes para o Sigur Rós, The Used, entre outros. O resultado não poderia deixar de ser estranho. Uma mistura de luta de cabelo com uma dança de passos bem peculiares. Inusitado, curioso e muito bem produzido.
The Journey, é o nome de um curta-metragem sobre o tráfico de mulheres na Europa que foi dirigido por Richard Jobson e pela atriz Emma Thompson. O curta contém cenas fortes e já está disponível no site do jornal The Guardian.
Inspirado nesse curta e na polêmica temática, Richard Achroft, ex-vocalista do The Verve, escreveu uma música, também chamada The Jorney, e agora divulgou um clipe para a faixa. O mais bacana é que toda a verba arrecadada com o curta e a venda do single serão revertidos para a fundação Helen Bamber, que ajuda mulheres que foram vítimas de tráfico e escravidão sexual.
A cantora Rihanna divulgou nos últimos dias mais um aguardado videoclipe. As fotos das gravações que estamparam sites e jornais de todo o mundo, a poucas semanas, já mostrava um pouco do clima do vídeo e aumentou a expectativa do que estaria por vir.
Hard, o segundo single oficial a ser lançado do álbum Rated R,foigravado em parceria com o rapper Young Jeezy. Mas este é o terceiro clipe feito para músicas deste álbum. Foram lançados mês passado, uma semana depois do outro, os clipes de Wait Your Turn (clipe promocional) e Russian Roulette (primeiro single de Rated R).
O videoclipe de Hard traz a cantora como uma líder militar se preparando para a guerra. Mas o clima pesado do vídeo não deixou de lado a sensualidade da cantora que não ficou só com o uniforme de camuflagem e apostou em figurinos (como sempre) exóticos. Entre as cenas podemos ver Rihanna com um top feito de balas, atirando para o alto, se contorcendo na lama, dançando em cima de um tanque de guerra rosa (!) enquanto usa um capacete com orelhas do Mickey entre outras.
Mas mesmo com todas as bizarrices o clipe tem um ritmo bem definido pelas batidas, pelos gritinhos da cantora e pela edição do vídeo. O clima continua sombrio como o dos vídeos anteriores mas isso é percebido pelo tema militar e pelas cenas. O preto e branco ou tons cinzentos e pastéis de seus dois últimos vídeos foram abandonados dando lugar ao verde (do look militar), ao rosa (do tanque) e ao vermelho (do batom da cantora). É sem dúvidas, o melhor dentre os últimos clipes do álbum Rated R.
Quem dirigiu?: O videoclipe foi dirigido por Melina Matsoukas, que é a responsável pelos clipes: Diva (Beyoncé); Just Dance (Lady Gaga); Sensual Seduction (Snoop Dogg); Not Fair (Lily Allen), Thinking of You (Kate Perry); entre muitos outros ótimos clipes.
* O NX Zero divulgou o clipe de Espero a Minha Vez, primeira música de trabalho do novo álbum intitulado Sete Chaves. O vídeo foi dirigido por Daniel Ferro e o fotógrafo Cesar Ovalle, e mostra um pouco da rotina da banda, com trechos de shows, imagens de bastidores e nos estúdios de gravação. Algumas das sequências fazem parte do DVD Sete Chaves dirigido por Ferro, que chega às lojas em Janeiro de 2010.
* O rapper 50 Cent lançou clipe para sua nova música de trabalho, Do You Think About Me, o terceiro single do álbum Before I Self Destruct. O vídeo traz a participação da atriz Vivica A. Fox interpretando uma ex-namorada muito raivosa e vingativa.
* Hold My Hand, novo single de Sean Paul, ganhou um clipe ensolarado para ilustrar a baladinha romântica do rapper.
* A cantora Leona Lewisé a voz da canção-tema do filme Avatar. E não precisa ir assistir ao filme para poder ouvir a canção. O clipe de I See You acabou de ser divulgado. Nele, são intercaladas cenas da cantora e trechos do filme.
* O Pet Shop Boys acabou de lançar um clipe para o single All Over The World do álbum Yeslançado no início desse ano. Mas embora seja um clipe ao vivo é possível ver muito mais do que os músicos e seu público. Uma surpresa atrás da outra acontece nos shows e o mesmo clima foi captado no vídeo que você pode assistir aqui.
A diva teen Selena Gomez acabou de lançar, com a sua banda The Scene, o clipe de seu novo single, Naturally . O vídeo traz vários efeitos visuais que mudam constantemente o cenário e chega a criar várias Selenas ao mesmo tempo.
O clipe é bem feito, Selena aparece graciosa mas ao assistir eu só conseguia lembrar do vídeo Seven Nation Army do White Stripes. É visível a influência desse clipe em alguns aspectos do vídeo da Selena.
A música de trabalho, Agora é a minha vez, da banda Gloria acaba de ganhar seu videoclipe. A canção faz parte do álbum homônimo do grupo lançado esse ano.
O videoclipe foi gravado em São Paulo e teve a direção do experiente Mauricio Eça que já dirigiu clipes para o Capital Inicial, Marcelo D2, Pitty entre outros artistas nacionais. O vídeo ganhou uma super estrutura, gravado com sete câmeras e com uma edição perfeitamente sincronizada com as variações da música, a produção se destaca dentre os clipes nacionais lançados este ano. A energia do clipe é resultado da ótima performance da banda, dos planos inusitados e dos constantes movimentos de câmera.
Comentário: Adoro quando o clipe de uma banda que eu não curto me surpreende, e este é um desses casos.
Bob Dylan está levando a sério a divulgação de seu álbum natalino intitulado Christmas in the Hear. Depois de lançar um clipe em que aparecia, depois de 12 anos sumido de seus próprios vídeos, para a música Must Be Santa, Dylan agora lança o clipe para a música Little Drummer Boy. O vídeo é todo em animação, não conta com a aparição do músico e só está disponível nesse link aqui.
Capa do álbum natalino, Christmas in the Hear, do Bob Dylan.
O novo álbum do Hot Chip, intitulado One Life Stand, será lançado em Fevereiro de 2010. Mas como isso ainda vai demorar bastante o grupo resolveu liberar o clipe da primeira faixa de trabalho que também leva o nome do álbum.
O clipe de One Life Stand não é taõ colorido como o vídeo de Ready For The Floor que fascinou a todos em 2008 mas mantém a curiosidade de todos até o fim.
No novo vídeo a banda toca em um quarto com as paredes listradas e um cameraman capta tudo, até cenas feitas a partir do reflexo em um globo espelhado pendurado no meio do teto do quarto o que produz um efeito visual incrível. Até dá para imaginar que tudo o que vemos é um efeito especial de pós produção mas não é. Todas as cenas que assistimos foram captadas da mesma forma no set de filmagem. A câmera aparece em várias cenas e aí dá para entender o que foi feito para conseguir esse resultado. Mais uma vez o grupo britânico acerta em cheio na produção de um videoclipe. Hot Chip - One Life Stand (MySpace Exclusive)
* Your Decision, o novo videoclipe do Alice In Chains, já pode ser visto aqui. O vídeo foi dirigido por Stephen Schuster, que havia trabalhado com a banda no vídeo de A Looking In View, e conta com a participação da modelo Amanda Fields. O cenário escolhido foi uma mansão de Malibu onde o fetiche e a comida são os ingredientes principais.
* O Nickelback lançou nas últimas semanas seu novo clipe, Never Gonna Be Alone. Nele, a banda mantém o padrão dos vídeos anteriores que mostra uma performance do grupo alternada a cenas de uma narrativa. Em Never Gonna Be Alone o enredo é a relação de um pai e uma filha. Podemos ver os dois em diversos momentos marcantes da vida da filha até que... hum... não vou contar e estragar a surpresa do fim dessa história. Assista ao clipe abaixo e descubra com ela termina.
* O Puddle of Mudd também lançou clipe recentemente, a faixa escolhida foi Spaceship. O clipe leva para o espaço (literalmente) tudo aquilo que já vimos anteriormente em clipes de bandas de rock: mulheres bonitas (neste caso, espécimes femininos vindas de diferentes planetas), muita farra (e olha que a falta de gravidade nem aparece no clipe) e uma performance animada da banda com muita gente com a mão para o alto.
* O Portishead liberou ontem o clipe da nova música Chase the Tear e entregou a faixa e seus direitos autorais à Anistia Internacional. Foi há 61 anos atrás, no dia 10 de dezembro de 1948, que a ONU adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ainda não se sabe se a música é sobra do último lançamento, intitulado Third, ou se é parte do próximo álbum a ser lançado.
*Pulse, o novo álbum da Toni Braxton, só chega às lojas em Fevereiro de 2010. Mas você já pode assistirao clipe de Yesterday, primeiro single do álbum, com participação de Trey Songz.
H.A.T.E.U., que é uma sigla para Having A Typical Emotional Upset, é o nome do novo single da Mariah Carey. E o videoclipe acaba de ser lançado com direção de Brett Ratner.
O vídeo foi foi rodado na praia de Malibu e a cantora, como sempre, aperece sensual. A diferença está no fato de que Mariah resolveu aderir a moda de Beyoncé e Lady Gaga que abusam dos maiôs nos videoclipes e preformances.
H.A.T.E.U. é o terceiro single do álbum Memoirs of an Imperfect Angel. A balada terá versão remix produzida por Jermaine Dupri e com versos de Big Boi, (do OutKast), Gucci Mane e OJ Da Juiceman.
Reparem bem: Será que sou só eu? Ou alguém também percebeu uma falta de sincronia entre a música que está tocando e a letra que Mariah está cantando?
Todo ano no dia 01/12, dia mundial no combate à AIDS, a banda The Killers lança um single natalino cuja renda é revertida para a RED que luta contra a doença.
Este ano a banda manteve a tradição e lançou Happy Birthday Guadalupe. A música conta com as participações de Wild Light e Mariachi El Bronx. E como você deve estar desconfiando, pelo nome da música e das participações, tem sim um ritmo latino.
Para quem apostou que o George Michael tinha se afastado da música de vez depois de seus últimos fracassos musicais errou. O cantor voltou e com um tema de Natal, corrigindo, com uma nova versão do seu tema apresentado no Natal do ano passado.
A música, December Song (I dreamed of Christmas), é uma parceria com David Austin, colaborador de George Michael há vários anos. Inicialmente a canção foi escrita para as Spice Girls e depois foi oferecida a Michael Bublé mas depois de alguns prazos não cumpridos George Michael decidiu ele próprio regrar a canção.
Mas agora, em 2009, a música December Song (I dreamed of Christmas) foi relançada e ganhou um videoclipe todo em animação.
Lembra do OK Go que virou febre na internet com o clipe em que a banda fazia uma elaborada (e louca) coreografia usando esteiras de academia? Isso foi em 2006 e a música que deu origem a esse clipe era Here It Goes Again.
Agora o OK Go lançou um outro ótimo clipe para divulgar o novo disco da banda intitulado Of The Blue Colour Of The Sky que sai em Janeiro de 2010.
No clipe de WTF?, o primeiro single do álbum, a banda usa um recurso gráfico de pós-produção nas imagens que mostram os integrantes e alguns objetos coloridos. A graça do vídeo está exatamente no tal recurso que deixa na tela um rastro de onde os integrantes e os objetos (bolas e bastões coloridos) passaram. Esse efeito proporciona a criação de um fundo colorido que muda a cada instante com os movimentos seguintes. É uma espécie de tela em branco em que os integrantes vão pintando com as cores de suas roupas e dos objetos inseridos nas cenas. Mais um ótimo clipe produzido pela banda.
A Cheryl Cole está lançando seu primeiro álbum solo intitulado 3 Words. O primeiro single da cantora britânica, integrante do Girls Aloud e jurada do programa de talentos The X-Fator, a ganhar videoclipe foi Fight For This Love. Agora é a vez do segundo single também ganhar um videoclipe. A música escolhida foi 3 Words com participação de Will.i.am do Black Eyes Peas. O clipe você confere aí embaixo: