quinta-feira, 6 de março de 2008

Trabalho sobre linguagem de Videoclipe - Parte 4

gorillaz
1.3.3 – Clint Eastwood
Não poderia deixar de falar de um dos expoentes no uso da animação nos videoclipes, a banda Gorillaz. A banda é liderada por Damon Albarn, que a coordena e trabalha a parte musical e por Jamie Hewllet, que desenha os personagens e trabalha com as partes de imagens, design e vídeo.
O diferencial da banda é que seus integrantes não aparecem nos videoclipes e nem mesmo nos shows da banda. Em vez disso aparecem seus respectivos personagens animados: Murdoc no baixo, 2D nos vocais e teclado, Noodle na guitarra e Russel na bateria. Os videoclipes da banda sempre mostram os personagens em algum tipo de narrativa com começo, meio e fim, e nos shows colocam grandes telões no palco onde aparecem os personagens tocando, enquanto alguns rappers “reais” cantam ao vivo junto com os personagens. A coisa toda é tão bem feita que o vocalista Damon Albarn interage com a platéia através de seu alter ego 2D.
A narrativa do clipe, assim como a letra da música, são um tanto estranhas. Primeiro aparece a “banda” tocando sob um fundo branco, até que aparece do nada um espírito com cacoete hip hop. Numa certa hora esse espírito “convoca” um cemitério. Das tumbas desse cemitério saem uns gorilas mortos vivos que perseguem a banda, até que a integrante Noodle acerta um chute em um deles e eles começam a se desfazer ao vento. A letra da música tem versos não muito claros:

Eu estou feliz, estou me sentindo contente
Eu tenho sol, numa sacola
Eu sou inútil, mas não por muito tempo
O futuro está chegando
Eu estou feliz, estou me sentindo contente
Eu tenho sol, numa sacola

A essência, o básico
Sem ela você consegue
Deixe-me fazer isso
Criança, como na natureza
Ritmo
Você tem ou não tem. Isso é uma fraude
Estou nelas
Cada árvore florida
Toda e cada criança
Cada nuvem e mar
Eu vejo em seus olhos
Eu vejo destruição e falecimento
Corrupção disfarçada
Desta iniciativa maldita
Agora estou engolindo suas mentiras

Não consegui encontrar nenhuma ligação, nem no videoclipe e nem na letra, com o ator Clint Eastwood. O Gorillaz ainda tem uma música chamada Dirty Harry , que coincidência ou não, é o nome de um filme em que o ator atuou. Sem o uso da animação a banda Gorillaz provavelmente não existiria, ou seria totalmente diferente do modo que a conhecemos. A banda não faz só música, ela é uma mistura forte de imagem e som.


***

Bibliografia

Dias, Moema da Costa. A linguagem do videoclipe – Música, imagem e interpretação. Niterói. 2001. Projeto de conclusão de graduação em Publicidade e propaganda, apresentado em 2001.

http://www.gorillaz-unofficial.com/news/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dirty_Harry

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gorillaz

http://pt.wikipedia.org/wiki/White_stripes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Californication

http://www.youtube.com/watch?v=JzebYFxuB-A

Um comentário:

Leonardo Rocha disse...

Olá, você citou na bibliografia:

Dias, Moema da Costa. A linguagem do videoclipe – Música, imagem e interpretação. Niterói. 2001. Projeto de conclusão de graduação em Publicidade e propaganda, apresentado em 2001.


Então, a minha esposa é a Moema, e acontece que ela não tem mais esse trabalho, e não consegue encontrar nos arquivos da UFF. Você poderia dizer como encontrou esse trabalho? Ou se tiver pode nos mandar?

bigux57@gmail.com


Obrigado!!