terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Crise no youtube

Nesse fim-de-semana a Warner e o Youtube encerraram seu acordo de parceria gerando uma situação sem precedentes.

A Warner Music Group foi a primeira gravadora a assinar um acordo com o Youtube para a exibição do conteúdo de seus artistas como videoclipes, spoofs entre outros. O acordo foi selado em 2006 (antes mesmo do Youtube ter sido comprado pelo Google por U$ 1.650.000.000,00) e previa uma remuneração pequena - de fração de centavos para cada exibição de vídeos da Warner além de porcentagem na publicidade do site - mas que iria aumentar com o crescimento do site.

Depois de dois anos do acordo o Youtube cresceu se tornando referência na exibição de vídeos na internet e a Warner e as outras gravadoras não tiveram nenhum aumento na remuneração como havia sido previsto.

Após várias negociações insatisfatórias a Warner optou por uma decisão polêmica: retirar todo o conteúdo de seus artistas do youtube. Ou seja, todo videoclipe, paródia ou qualquer outro vídeo que contenha material dos artistas da Warner estão fora do youtube.

A Warner explicou que gostaria de continuar a trabalhar com o Youtube mas não pode aceitar um contrato que não compensa "de forma justa e apropriada" os artistas, escritores de canções e editoras. Enquanto isso o Youtube avisa que, “às vezes, quando não é possível alcançar acordos aceitáveis, é necessário renunciar a associações que tiveram sucesso”.

Com isso videos de artistas como Madonna, REM, Moby, Red Hot Chili Peppers, Sheryl Crow, The Racounters, Justin Timberlake, Nelly Furtado entre outros estão sendo retirados do youtube.

Agora já pensou se todas as gravadoras resolverem retirar seus conteúdos do site? Mas e se só a Warner se retirar do Youtube isso pode afetar o grupo que irá perder em divulgação de seus próprios artistas.

Eu só digo uma coisa: Que bom que existe o Dailymotion!

Nota 1: A Warner é a terceira maior gravadora do mundo logo depois da Universal e da Sony BMG.

7 comentários:

Rodrigo disse...

Estaria prestes a nascer um novo site tipo youtube ou será que teremos suspresas com o Daily Motion?

Bianca Caetano disse...

Se o Dailymotion for esperto pode se beneficiar com essa história e se tornar mais popular.

Francisco Quiorato disse...

Tbm acho Bianca... mas isso é bem difícil.

Vamos aguardar os próximos capítulos!

Michel Rhapsody disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bianca Caetano disse...

Hahahahaha! Ótimo comentário, Michel!

Ari Holzbach disse...

Eu realmente ainda nao entendi a atitude da Warner, mas uma coisa é certa: vem algo por ai.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.