terça-feira, 13 de maio de 2008

From Canada - Parte 1

rush
From Canada, parte 1: Rush

O trio da cidade de Sarnia, Canadá, é o expoente do rock progressivo mundial e está na ativa desde o final da década de 60. O Rush é a quinta banda que mais ganhou discos de platina e ouro, perdendo apenas para outros grandes nomes do rock como Beatles, Rolling Stones, Kiss e Aereosmith.

A principal característica da banda são os arranjos muito bem trabalhados. Seus integrantes, Neil Peart (bateria) , Geddy Lee (baixo) e Alex Lifeson (guitarra) estão em quase todas as listas dos melhores em seus respectivos instrumentos.

Geddy Lee, aliás, é o que se pode chamar de homem polivalente. Como se não bastasse ser "só" um dos melhores baixistas do mundo, ela ainda é o vocalista e tecladista do Rush. Isso mesmo, ele toca baixo, teclado e canta durante os show da banda! Surreal!

Neil Peart, the showman!

neil peart

Se Lee é o polivalente, Peart é o showman. Os solos de bateria de Peart são um show a parte. Não é a tôa que durante seus solos, Alex e Geddy Lee se retiram do palco para que todas as atenções sejam direcionadas para o show da bateria de Peart. O solo da música YYZ virou referência mundial em solos de bateria. Peart é constantemente apontado como o melhor baterista de todos os tempos e sem dúvida um dos mais influentes. Não contente, ele ainda é o principal letrista da banda e escritor, tendo três livros publicados, além de contos e artigos.

E finalmente, por que o clipe que eu escolhi pra estar nesse post é o da música Tom Sawyer?




Os mais novos provavalmente nunca virão o seriado Magayver: Profissão perigo (no original, MacGyver). Basicamente o seriado era fodão porque o Magayver conseguia sair das piores roubadas criando umas armas usando apenas chiclete, um clipse e o meladinho da vovó! E, acredite se quiser, fazia muito sucesso lá no início dos anos 90! E adivinhem qual era a música-tema do seriado? Aê, acertou, é Tom Sawyer, do Rush!

Aliás, o Rush é uma banda que vive aparecendo na televisão em filmes, seriados e desenhos. Alguém aí já assistiu ao desenho Aquateen: Esquadrão força total (Aquateen Hunger force, no original)? Pra quem já assistiu, o dublador do personagem batatão, em inglês, é ninguém mais ninguém menos que o Geddy Lee!

Para o seu conforto e deleite, copiei selecionei da wikipedia as referências mais interessantes feitas ao Rush

  • No final da canção "Bois Don`t Cry", da banda brasileira Mamonas Assassinas, é encontrado um trecho semelhante à canção "Tom Sawyer".
  • O videoclipe de "Stick It Out" (do disco Counterparts) foi exibido em um episódio de Beavis and Butt-Head.
  • A canção "Tom Sawyer" foi usada nos filmes The Waterboy e Pequenos Guerreiros (Small Soldiers, no original) .
  • Geddy Lee e Alex Lifeson gravaram o hino canadense O Canada para a trilha sonora de South Park: Bigger, Louder, & Uncut, de 1999. Referências ao Rush também foram feitas na série.
  • A canção "One Little Victory" do Vapor Trails foi usada no video game Need for Speed - Hot Pursuit 2.
  • Alex Lifeson atuou como ele mesmo em uma aparição na série Trailer Park Boys, no episódio "Closer to the Heart" (que é nome de uma música do Rush).
  • No filme Escola de Rock, o professor entrega 2112 (um disco do Rush) para um pretenso baterista e diz "Rush. 2112. Neil Peart. Um dos melhores bateristas de todos os tempos. Estude-o".
  • Em um episódio de Harvey, O Advogado, o chefe de Harvey instala no escritório um medidor de perigo. O nível de perigo mais alto é a capa de Moving Pictures. Em outro episódio, um adesivo com o logotipo do Rush pode ser visto no caderno de Amendoim.
  • Em um episódio de Laboratório Submarino 2021, é revelado que o capitão Hank possui todos os discos do Rush. Na dublagem brasileira, a menção feita ao disco Caress of Steel foi traduzida ("Carroceria de aço").

E pra terminar bem o post, Blame Canada, parte da trilha sonora da animação South Park. Cortesia dos canadenses Geddy Lee e Alex Lifeson!

Thanks Canada!



Nenhum comentário: