sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Novidades no mundo dos videoclipes

* Os gaúchos da Cachorro Grande divulgaram o clipe de mais uma faixa do álbum Cinema. A música escolhida foi Por onde vou do guitarrista Marcelo Gross. A música é bem calma com influências sonoras dos trabalhos anteriores do Oasis. O vídeo, todo em preto e branco, mostra cenas dos bastidores da gravação do álbum. Esse tipo de vídeo sempre trás cenas curiosas da rotina de gravação como por exemplo o vocalista gravando o vocal e segurando um pedaço de papel com a letra ainda não decorada.


* A banda Cold War Kids acaba de lançar o clipe de Audience, a primeira faixa do EP Behave Yoursef, que chegou as lojas este mês. No vídeo, os rapazes resolveram contracenar com suas próprias namoradas.

* O Raveonettes parece estar sem muita criatividade audiovisual ultimamente. Depois do bem feito mas fraco vídeo para Last Dance a banda continuou no mesmo ritmo e lançou o clipe para Boys Who Rape. As duas faixas pertencem ao álbum In and Out of Control lançado no final do ano passado.

* O DJ Tiesto convidou a cantora Nelly Furtado para fazer os vocais da música Who Wants To Be Alone. Mas a moça nem dá as caras no clipe da música. O vídeo, dirigido por Alan Ferguson, se limita a exibir mulheres bonitas, uma balada animada com luzes piscando, gente se encarando e uma boa música alta. A música faz parte do álbum Kaleidoscope lançado ano passado e que está recheado de parcerias.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Yeah Yeah Yeahs - Skeletons

O álbum It’s Blitz do Yeah Yeah Yeahs, liderado pela vocalista Karen O, entrou em quase todas as listas dos melhores álbuns lançados ano passado. E isso não é a toa. O álbum é realmente muito bom e até eu passei a prestar mais atenção a banda depois dele.

Depois de dois ótimos e animados singles que ganharam também ótimos clipes (são eles: Zero e Heads Will Roll) a banda optou em lançar Skeletons como o novo single do álbum. A nova música tem uma sonoridade mais sombria e melodia mais calma do que as anteriores. O clipe resolveu ir pelo mesmo caminho, gravado em um cemitério, o vídeo é todo em preto e branco. A direção é do namorado da vocalista, Barney Clay, que já dirigiu clipes do para o Dirty Pretty Things e Gnarls Barkley.



Mais informações: Dá pra conferir o making of do clipe clicando aqui.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sade - Soldier Of Love

Sade está de volta! Não lembra dela? Peraí, lembra sim. A cantora é a voz do clássico hit Smooth Operator. Lembrou agora?

O último álbum lançado pela cantora havia sido Lovers Live, um álbum ao vivo gravado durante sua turnê de 2001. Seu novo álbum, que chega às lojas em Fevereiro, leva o título de Soldier Of Love, nome do mesmo single escolhido para atrair as atenções para o lançamento.

O clipe, dirigido pela experiente Sophie Muller, foi todo gravado em estúdio mas apesar disso proporciona belas imagens para o deleite do espectador. Como pano de fundo do cenário foi utilizada uma tela de alta definição que exibe nuves, cenários áridos e muito mais em uma perfeição que engana a quem assiste. Outra agradável surpresa está na junção de passos de dança contemporânea e de exercícios de guerra muito bem utilizados e que mostra a força das mulheres. A Sade pode ter demorado a voltar aos palcos mas voltou com tudo, é fato!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Boyzone - Gave It All Away

O mais novo clipe da boyband Boyzone presta uma bela e emocionante homenagem a Stephen Gately, integrante da banda morto em outubro de 2009.

A banda que havia terminado em 2000 voltou depois de sete anos separados. Em 2008 lançaram um álbum com título bem sugestivo, Back Again... No Matter What. E eles voltaram mesmo. Em Março deve sair o novo álbum intitulado Brothers que em duas faixas trás os vocais de Stephen.

No vídeo de Gave It All Away os quatro rapazes relembram momentos que pasaram ao lado de Stephen. Para ilustrar isso vemos imagens dos integrantes sozinhos, tristes e sem esconder as lágrimas, chorando a falta do amigo. Intercaladamente são exibidas cenas dos integrantes junto a Stephen em bastidores de shows e gravações. As cenas são muito emotivas e é possível perceber o luto dos quatro integrantes diante da perda do amigo.

Na canção, escrita em colaboração com Mika, é possível ouvir a voz de Stephen no primeiro verso da música, pois a mesma havia sido gravada antes de sua morte. É ele quem canta a frase: "I will learn to live before I die" (traduzindo: Eu vou aprender a viver antes que eu morra). Para assistir ao vídeo basta clicar na foto abaixo.

Mais informações: Stephen Gately morreu durante uma viagem para Mallorca, Espanha, em 10 de outubro de 2009, vítima de um edema pulmonar. Ele tinha apenas 33 anos, era gay assumido e casado com Andrew Cowles desde 2006.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

OK Go - This Too Shall Pass

O OK Go começou bem a divulgação de seu novo álbum intitulado Of The Blue Colour Of The Sky lançado esse mês. Ainda no final do ano passado o grupo já havia liberado o vídeo da música WTF? cheio de recursos gráficos adicionados na pós-produção que resultou em mais um ótimo videoclipe na carreira da banda. E ao que parece o OK Go está conseguindo manter esse bom ritmo.

No novo clipe da banda para a faixa This Too Shall Pass, feito todo em plano-sequência, os integrantes do OK Go aparecem como músicos de uma banda marcial. O cenário é um matagal de onde surgem músicos camuflados em determinados momentos da canção. A escolha do tema do vídeo combinou muito bem com a sonoridade da música que tem um clima de música de banda marcial devido principalmente ao uso de determinados instrumentos como os metais.

Mas na última semana a banda virou notícia não pela qualidade do vídeo mas pela falta de embed de seus vídeos no youtube. A banda fez um comunicado oficial se posicionando contra a atitude da gravadora mas ainda assim compreendendo os motivos para tal postura. O jeito que a banda encontrou para contornar isso é incluir o vídeo em outros sites em que a retirada dos embeds não tem sido solicitada pelas gravadoras.



OK Go - This Too Shall Pass from OK Go on Vimeo.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Adam Lambert - Whatya Want From Me

O cantor Adam Lambert lançou essa semana mais um clipe, desta vez para a música Whatya Want From Me escrita pela Pink. A música que chegou a ser gravada pela cantora para seu último álbum, Funhouse, acabou sendo deixada de lado e não entrou na edição final.

No clipe, Adam aparece bem reflexivo. Só vemos seu lado performático nas cenas de uma apresentação do cantor com a sua banda. A câmera se posiciona como o amado para quem Lambert se abre através da letra da música. O vídeo teve direção de Diane Martel que também foi a responsável pelo fraco clipe de 3 da Britney Spears. Mas dessa vez ela acertou a mão.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Novidades no mundo dos videoclipes

* O Muse lançou clipe para a faixa Resistance, que dá nome ao último álbum da banda. O vídeo foi feito a partir de imagens de um show em Madrid em Novembro do ano passado. A direção é de Wayne Isham que já trabalhou com um monte de artistas como Britney Spears Bon Jovi, Mötley Crue entre muitos outros.



* Peaches
continua a fazer suas experimentações em videoclipes. Depois de cinco clipes, um mais esquisito que o outro, para faixas do álbum I Feel Cream, foi lançado o vídeo para Relax. Nele, as experimentações são levadas ao pé da letra. Em um laboratório, tubos de ensaio e líquidos de muitas cores são o pano de fundo para uma experiência com uma criatura dançante.

* E a empolgação de Peaches com os videoclipes continua... também foi lançado o vídeo de Mama Complex. Neste vídeo, a cantora aparece com cinco rapazes, em um estúdio branco, fazendo caras e bocas e dançando muito ao som da música que é super animado. Algumas coreografias tem um grande teor sexual. Talvez por isso eu tenha lembrado tanto da Madonna ao longo desse vídeo.

* A cantora MIA, que estava meio sumida por aqui desde o sucesso de Bucky Done Gun (2005), sua versão para o Funk da Injeção, aparece com um novo clipe. A música escolhida foi There's space for ol dat I see que está no novo álbum da cantora, intitulado Mission.Impossible.Area, e deverá ser lançado ainda esse ano. No clipe, MIA aparece (ou quase isso) dançando descontraidamente com numa projeção sobre seu corpo de luzes verdes num clima futurístico. Não dá pra ver muita coisa no clipe... o jeito é curtir a música mesmo.


* Richard Ashcroft, ex-vocalista do The Verve, anunciou seu novo projeto. Seu novo grupo se chama United Nations of Sound. Os músicos integrantes do projeto ainda não foram divulgados. Por enquanto só se sabe que o produtor do álbum será No ID, o produtor sem identidade dos singles D.O.A. (Death of Auto-Tune) e Run This Town de Jay Z. Outra coisa que já podemos ver é o primeiro clipe do projeto para a faixa Are You Ready, basta clicar aqui.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Em breve... novos clipes!

* Segundo o Rihanna Itália, o site oficial italiano da Rihanna mantido pela Universal Music Itália, o videoclipe de Rude Boy será filmado em breve. A música será enviada para as rádios nos primeiros dias de Fevereiro e o vídeo deve ficar pronto na mesma época.

* Jennifer Lopez confirmou via twitter que Louboutins, primeiro single de seu novo álbum, irá ganhar videoclipe. A cantora já está fazendo a coreografia e ensaiando para a gravação que ainda não teve data divulgada.

* Em terras brasileiras foi a vez de Claudia Leitte dar um gostinho aos seus fãs e divulgar algumas fotos de seu próximo clipe também via twitter. A música escolhida para ganhar clipe foi As Máscaras e o vídeo foi gravado no Rio de Janeiro em Novembro do ano passado. A faixa ganhou um site especial para sua divulgação onde é possível ouvir, baixar wallpapers e muito mais. Para ter acesso a esse site basta clicar aqui.



Fotos do novo clipe de Claudia Leitte

* Os integrantes do Black Eyed Peas passaram por um imprevisto na gravação de seu novo videoclipe. No dia 13 de Janeiro, Will.i.am, Fergie, Taboo, Apl.de.ap e toda a sua produção foram pegos de surpresa por uma tempestade de areia que atingiu Lancaster, um deserto na Califórnia, escolhido como cenário do vídeo. Ainda não se sabe de o clipe que estava sendo gravado será para a faixa Imma Be ou Rock That Body. Se você ficou curioso pode dar uma olhada em algumas fotos tirados nos bastidores da gravação no site brasileiro da banda.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Novidades no mundo dos videoclipes

* Ricardo Koctus, baixista do Pato Fu, lançou o clipe da música Seja O Que For, faixa que está no seu primeiro trabalho solo, lançado ano passado. Com direção, produção e fotografia do próprio cantor, o vídeo é feito todo com a técnica do stop motion.



* O rapper Lil Wayne lançou seu mais novo videoclipe, On Fire, do álbum Rebirth, que depois de ser adiado duas vezes deve finalmente sair em Fevereiro. A direção do vídeo ficou a cargo de Chris Robinson.



* Snoop Dogg convidou Soulja Boy Tell’em para participar do clipe da música Pronto. A parceria dos rappers está presente no novo álbum de Snoop intitulado Malice N Wonderland.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Michael Jackson ainda é notícia

Na próxima terça-feira, 19 de janeiro, a rede de TV americana VH1 vai fazer a estréia mundial de uma nova versão para o clipe They Don’t Really Care About Us, de Michael Jackson. Essa nova versão é composta de imagens extraídas do documentário This Is It, sobre os ensaios da turnê que não aconteceu devido a morte de Michael.

Para quem não se lembra já existe clipe para a música They Don’t Really Care About Us. Na verdade existem dois clipes. Uma versão se passa em uma prisão e a outra (a mais conhecida por aqui) foi feita no Brasil com cenas de Michael em uma favela carioca e em Salvador.

Mas enquanto essa nova versão não sai você pode conferir ao clipe tributo feito por fãs que participam do fã-clube brasileiro The Magic of Michael Jackson da Paraíba. A música escolhida foi Whatever Happens do álbum Invincible (2001) e que nunca ganhou clipe oficial. O vídeo conta com um cover de Michael e de Santana, que toca guitarra na faixa. A produção é impecável para um clipe não-oficial. A narrativa está próxima as histórias vividas por Michael em outros clipes. Os vários cenários e o figurino são muito bons e a iluminação profissional e a edição se destacam. Muito bom mesmo.


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Jay Z e seus dois novos clipes

Parece que Jay-Z se inspirou na estratégia de sua mulher, a cantora Beyoncé. O rapper acaba de lançar dois novos clipes quase simultaneamente. E essa não foi a única "coincidência". Os dois novos clipes de Jay Z são em preto e branco e o primeiro é para uma canção mais calma e outro tem um ritmo mais agitado.

O primeiro clipe é para a música Forever Young. A faixa é marcada por um sample do sucesso de mesmo nome dos anos 80, da banda Alphaville. O refrão da música ficou a cargo do cantor Mr. Hudson, que também aparece no clipe recheado de cenas da juventude americana.



O segundo clipe do rapper Jay-Z é para a música On To The Next One, com participação do rapper Swizz Beatz. O ritmo dessa música é mais agitado e o clipe exibe figuras como caveiras, bolas pegando fogo e crucifixos o que acabou criando um boato de que o rapper participaria de uma seita oculta (!?)



Mais informações: As duas faixas fazem parte do álbum Blueprint 3. Jay-Z já lançou outros três clipes para músicas deste álbum, são elas: D.O.A. (Death of Auto-Tune); Run This Town (com Kanye West e Rihanna); e Empire State Of Mind (com Alicia Keys).

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Nick Jonas and The Administration - Who I Am

Foi divulgado no 1º dia de 2010 o clipe de Who I Am, primeiro single do novo projeto do Nick Jonas intitulado Nick Jonas and the Administration. O primeiro álbum da nova banda do ídolo teen será lançado no dia 2 de Fevereiro.

O primeiro clipe foi gravado em um estúdio onde todos os músicos da banda tocam juntos. O ritmo da música é cativante, mais rock do que o som do Jonas Brothers, mas o jeito de cantar de Nick é o mesmo e acaba trazendo uma sonoridade pop para a canção. O vídeo, todo em preto e branco, mostra paralelamente imagens de pessoas com cartazes escritos Who I Am (traduzindo: quem sou eu) de um lado e do outro alguma característica própria. Até o Nick aparece nessas cenas tentando se descobrir. Uma boa estréia!