sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Guns and Roses, democracia chinesa, e uma marca de refrigerantes

chinese democracy
Finalmente o Chinese Democracy, albúm do Guns que ficou 17 anos em gestação, foi lançado. Mas parece que na China, país que inspirou o nome do disco, há quem esteja torcendo o nariz. Por que será?



A China deu pouca atenção na terça-feira ao novo e polêmico álbum dos
roqueiros americanos do Guns N´ Roses, Chinese Democracy, dizendo que a música é
ruim e que a banda não é tão popular assim, de qualquer maneira.


Pelo que eu sei, muitas pessoas não gostam desse tipo de música", disse
em entrevista coletiva um porta-voz do Ministério do Exterior chinês, Qin Gang.
"É barulhenta e clamorosa demais".


A arte do álbum inclui o quadro a óleo de 2008 Red Star, do artista de
Pequim Shi Lifeng, que retrata a impotência da população chinesa num Estado
governado com mão-de-ferro. Também aparecem fotos de militares chineses e do
horizonte de Hong Kong.
Mas o álbum não tem palavrões ou referências
sexuais. Não foi o caso do último lançamento do Guns N´ Roses, que conseguiu
passar pela censura chinesa. Os dois álbuns Use Your Illusion, de 1991, eram
repletos de imagens sexuais violentas, insultos agressivos, palavrões e idéias
suicidas, e foram distribuídos pela Dunhuang, de Pequim.


De qualquer maneira, os notórios piratas chineses provavelmente vão desmentir o governo de seu país.
Pequim frequentemente proíbe filmes, livros e canções, mas eles geralmente acabam sendo vendidos em esquinas e lojas sob forma pirateada.


Fonte: Reuters


Ah, eu adoro a China!


Mas mudando (um pouco de assunto), lembram da Dr. Pepper, empresa americana de refrigerantes que prometeu uma latinha de refri pra cada americano (menos pro Slash e pro Axel) caso o Chinese Democracy fosse lançado esse ano? Então, não é que o albúm foi lançado? Logo após o cd chegar nas lojas o site da Pepper caiu devido aos milhões de acessos que teve de pessoas querendo seu cupom pro refir grátis! É óbvio que ela não conseguiu dar cupons pra todo mundo.


Agora Axel quer processar a empresa, dizendo que ela lesou seus clientes usando o Guns and Roses. Ele quer a marca pessa desculpas em quatro grandes jornais americanos, além de aumentar a oferta de latinhas grátis.


Olha, vou dizer que eu se fosse a Pepper faria a mesma coisa! Que golpe de marketing! Pena que o cd acabou saindo esse ano mesmo... Agora se vira! Mas até ser processado pelo Axel Rose pode ser bom. Afinal, antes dessa confusão toda, quem sabia (pelo menos fora dos EUA) quem era Dr. Pepper?


5 comentários:

Michel Rhapsody disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ari Holzbach disse...

concordo plenamente, isso é que é marketing!!

o disco ainda não ouvi.

Unknown disse...

Droga, eu coloquei 14 anos mas depois vi da Folha online que eram 17! Malditos!

Michel Rhapsody disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

cyndi ieiase aetat numeracy lacked roddham compensation birman tracking cavendish hindi
semelokertes marchimundui