sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Orquestra youtube?!?

Vocês já ouviram falar da orquestra youtube? Sabe o que é isso? Nem imagina? Só com esse título não dá pra entender muito coisa, né? Pois bem... eu explico!

A Orquestra Youtube é o novo projeto do Marcelo Camelo, vocalista da banda em recesso Los Hermanos. Bom, o novo projeto não é apenas musical é também audiovisual.

O projeto se utiliza de vídeos da internet que são abertos ao mesmo tempo e a partir disso se faz uma mistura de sons e imagens que nem sempre tem uma lógica. Uma espécie de colagens sonoras e visuais. Difícil entender?! Camelo simplifica descrevendo-o apenas como "tocando internet".

Em entrevista ao blog MPB Player o músico respondeu sobre o processo de composição e pesquisa destes vídeos: "É intuitivo. O método é novo e ainda descubro coisas a cada seção. Outro dia botei uma mulher pra dançar na tela uma dança árabe enquanto fazia sobreposição de sanfonas e clarones e glass harmonica, que são aqueles instrumentos de vidro. Ficou lindo demais. Minha vontade é fazer apresentações ao vivo no cinema."

Quer tentar entender essa loucura? Então acesse o myspace do projeto e confira as misturas feitas até agora. Abaixo um dos vídeos do projeto.



Nota 1: O recesso dos integrantes da banda Los Hermanos tem sido muito produtivo para Marcelo Camelo que além de seu álbum solo, Sou, e a orquestra youtube ainda participa de outro projeto intitulado Os imprevisíveis. Esse projeto experimental formado por um quarteto que toca músicas instrumentais também já tem myspace.