quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O novo duelo: Give it up to me X Video Phone

Na segunda-feira, dia 16, Shakira lançou o clipe de Give it up to me, música com participação do rapper Lil' Wayne e produzida por Timbaland, que também solta a voz na faixa mas nem aparece no vídeo. A música foi escolhida para ser o segundo single do álbum She Wolf nos EUA. Em outros países Did It Again foi a música escolhida como segundo single ao invés de Give it up to me.

O que salta aos olhos no clipe é a parte da coreografia de Shakira com várias dançarinas. A participação de Lil´Wayne num cromakey que posteriomente ganhou um fundo de caixas de som exibe a cantora vestida dentro do estilo do hip hop americano, dá até pra lembrar do visual de Nelly Furtado no clipe de Promiscuos Girl. O mais estranho são as cenas da Shakira vestida à la estátua da liberdade, com unhas douradas compridas e um fundo fake também feito em cromakey.


Na madrugada de segunda para terça divulgaram o clipe Video Phone da Beyoncé em versão remix que traz a participação da Lady Gaga. O clipe, um delírio para os olhos, com cores fortes, armas, também coloridas, e muitos, mas muitos figurinos e penteados (nem consegui contar quantos são no total).

A linguaguem de Video Phone se distancia dos clipes lançados para as músicas do álbum I am... Sasha Fierce lançado por Beyoncé que priorizava o preto e branco ou as cores claras. A direção do vídeo é de Hype Williams que deixa explícito suas marcas registradas, as referências futuristas, as cores fortes e a edição com repetições de imagens e efeitos de pós-produção.

A junção de duas grandes artistas do pop da atualidade com figurinos iguais em uma cena com coreografia é a sensação do vídeo que tem no comecinho uma linguagem bem semelhante ao trabalho do cineasta Quentin Tarantino, responsável por filmes como Pulp Fiction e Kill Bill.



Os dois clipes tem seu mérito e seus deslizes. E aí, qual deles você prefere? Quem ganha essa briga? Eu acho que dá um empate...

Nenhum comentário: